As frutas ajudam a garantir energia e bem-estar, além de prevenir diversas doenças.
Aprenda a consumir pelo menos um tipo de fruta por dia e verá como a sua qualidade de vida melhorará.
ABACAXI (ananas comosus): é rico em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Ajuda na digestão e pode ser útil no tratamento de problemas da bexiga, da próstata e da uretra. Deve ser consumido ao natural sem açúcar.
AMEIXA (prunus domestica): um dos melhores remédios contra a prisão-de-ventre. Contém grande quantidade de fibras, vitaminas C e do complexo B. Além de combater problemas de pele e infecções em geral. O consumo de ameixa seca é recomendado a pacientes com anemia, pois é uma grande fonte de energia.
BANANA (musa sapientium): considerada um energético natural, possui grande quantidade de hidratos de carbono, potássio, vitaminas A, B3, C e E, cálcio, fósforo, magnésio e sódio. Ajuda a regular o trânsito intestinal, combate ãibras, anemia e é útil no tratamento de doenças dos rins e de fígado.
COCO (cocus nucifera): o seu sumo, quando ingerido diariamente, melhora a saúde da pele por ser um hidratante natural. É indicado também para combater ataques de asma. Como calmante, pode tomar-se a água-de-coco em abundácia. Combate também a febre.
KIWI (actinidea chinesis): rico em potássio, mineral importante para a contração dos músculos e o equilíbrio do sistema nervoso, esta fruta estimula o apetite, auxilia na digestão e actua como laxante natural. Também é eficaz no combate a anemias e uma excelente fonte de vitamina C.
LIMÃO (citrus limon): muito usado em remédios caseiros. O sumo é utilizado para controlar a tosse, amigdalites, febre, catarro, inflamações e problemas intestinais. É um antisséptico natural. É rico em vitamina C, é antigripal e atua contra a acne, aftas e enxaquecas. VITAMINA CONTRA GRIPES: sumo de 1 limão, 1 clara de ovo e 1 c. de sobremesa de gengibre ralado. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Tome uma c. de chá várias vezes ao dia.
MAÇÃ (malus silvestres): além de conter pectina, uma fibra solúvel que dificulta a absorção das gorduras e da glicose, elimina o colsterol, actua no bom funcionamento do intestino e tem uma acção diurética, ou seja, o potássio contido na polpa ajuda a eliminar o sódio e, consequentemente, o excesso de água no corpo. Consuma-a ao natural fora das refeições.
MAMÃO (carica papya): é muito rico em papaína, uma enzima com grande acção digestiva. É a fruta ideal para quem tem úlcera péptica, gota, diabetes e obesidade. Consumí-la com frequência ajuda a regular o intestino preguiçoso.
MARACUJÁ (passiflora alata): calmante com propriedade de amolecer os tecitos, atenuar inflamações, inchaços, queimaduras e aliviar as dores.
MELANCIA (citullus vulgaris): amiga do emagrecimento, tem pouquíssimas calorias. Óptima fonte de água e fibra. É muito nutritiva, pois fornece vitaminas do complexo B e C, potássio e licopeno, um antioxidante natural que auxilia no combate a doenças da pele e do envelhecimento precoce.
MELÃO (cucumis melo): alimento rico em vitaminas A, do complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo.
Recomendado nos tratamentos de gota, reumatismo, doenças do estômago, inflamações da garganta, artrite, obesidade, colite, prisão-de-ventre, infecções renais, nefrite e cistite.
MORANGO (fragaria vesca): é fonte de vitamina C, folato e potássio, que evita a fragilidade dos ossos. Age contra as infecções e evita hemorragias.
PÊRA (pyrus communis): esta fruta ajuda a regular a pressão arterial e o funcionamento do aparelho digestivo. Contém vitaminas A e C , e é rica em cálcio, magnésio, potássio, sódio, enxofre, ferro e fósforo. É considerada diurética por conter muita água, sendo indicada nos tratamentos de prisão de ventre e cistite.
TANGERINA (citrus reticulata): excelente fonte de vitamina C, A, B1, B2 e B3. Serve como calmante, reforça o sistema imunológico contra infecções e auxilia no trânsito intestinal.
UVA (vitis vinifera): possui antooxidantes e anticancerígenos. Ofecere cálcio, iodo, magnésio, potássio e fósforo. Tembém apresenta pequenas quantidades de vitaminas dos complexos B e C. A casca possui uma propriedade chamada resveratrol, que inibe a formação de coágulos e aumenta o bom colesterol (HDL).
CHÁ CALMANTE
1 tangerina
1 chávena de chá de água
1c. de sopa de mel
1 chávena de chá de sumo de maracujá
Descasque a tangerina, corte a casca em tiras e ferva-a na água.
Abafe por uns minutos e adicione o mel, o sumo de maracujá e coe.
Beba antes de dormir.
Sem comentários:
Enviar um comentário